Segundo historiadores, o movimento a favor da separação do Estado de Mato Grosso e consequentemente a criação de um novo estado, é marcado por quatro fases, sendo a primeira com início no século XIX (1889-1930), com a classe oligárquica defendendo os interesses e reconhecimento de posses de terras, opondo-se aos privilégios da Cia Matte Laranjeira. A segunda fase já no século XX (1930-1945) o movimento cria força, as lutas armadas sedem lugar a idealismos políticos, entra em cena a Revolução Constitucionalista, Campo Grande então torna-se centro de difusão de idéias para formação de um novo Estado. A terceira fase (1945-1964) o movimento divisionista perde força, pois o então Presidente da República, General Eurico Gaspar Dutra, mato-grosssense, reforça a politica de integração nacional e corrobora a manutenção da unidade estadual. Quarta fase (1964-1977) regime militar, após negociações e acordos políticos, O Presidente Ernesto Geisel assina a Lei Complementar que cria o Estado de Mato Grosso do Sul.
Lei Complementar Nº 31, de 11 de Outubro de 1977.
Art. 1º - É criado o Estado de Mato Grosso do Sul pelo desmembramento de área do Estado de Mato Grosso.
(reprodução)
"" quanta terra boa pra se viver bem, é juntando as forças que se vai além ""
(reprodução)
Ele Registra
(reprodução)
Ele vive e Encanta
(reprodução)
o águas de camalote estará exibindo edição especial sobre pessoas e memórias
"" meu belo sul de mato grosso te quero tanto bem""
Entardecer Vista Orla Morena
Nenhum comentário:
Postar um comentário